segunda-feira, 1 de abril de 2013

Jogos para os Lobinhos


Jogos

Escoteiro indo fazer um jogo na águaA importância da prática de jogos no Escotismo é bem ilustrado pela definição dada pelo fundador Baden-Powell.,: “O Escotismo é um jogo para Jovens”.

Baden-Powell sugeria que, nas competições, permanecessem em disputa aqueles que fossem derrotados, a fim de aprimorar seu desenvolvimento, mostrando assim que o “jogo escoteiro” tem finalidades educativas e evitando a ênfase no espírito de concorrência entre os amigos e amigas. Uma das contribuições inovadoras do Escotismo para a Educação .

Além dessa prática, é na autêntica vivência das atividades e jogos escoteiros e na postura educacional do Escotista, que os mais significativos valores são transmitidos e, principalmente, são aceitos e adotados pelos jovens. É na prática diária e na reflexão conjunta, que os valores escoteiros se consolidam .
O valor dos jogos na educação já é por todas e todos reconhecido, especialmente sua utilidade no desenvolvimento:
  1. Físico: Resistência, força, agilidade, controle motor;
  2. Intelectual: Observação, memória, dedução, imaginação, raciocínio e criatividade;
  3. Social: Lealdade, cortesia, disciplina, cooperação, participação, colaboração, justiça e espírito esportivo;
  4. Afetivo: amor ao próximo, cortesia, bondade, tolerância e empatia; e
  5. Espiritual: Procura de Deus, reflexão, respeito a Natureza.
Independente de sua função educativa, o jogo tem também uma função lúdica, ou seja, de puro prazer, sem nenhuma outra intenção e, como tal, descarrega energias, desliga a mente, descontrai e expande alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário