segunda-feira, 21 de julho de 2014

Jogo para o dia 26 de julho de 2014.

Lobinhas e Lobinhos,

prestem atenção no jogo para o próximo sábado, dia 26 de julho, será divertido e precisamos da cooperação de todos.

Balloo

Jogo Raffa Raffa

Jogo Raffa Raffa

Durante o jogo Raffa Raffa os participantes vão inventar duas novas culturas e refletir sobre o encontro entre elas. O objetivo do jogo é incentivar os participantes a refletir sobre a cultura a que pertencem e para criar uma maior compreensão e tolerância às diferenças.

Divida os participantes em dois grupos. Separar os dois grupos para que eles não possam ver ou ouvir uns aos outros. Deixe ambos os grupos decidir que tipo de regras que eles têm na cultura que criam e, especialmente, qual forma de se saudarem entre si. Por exemplo, na cultura que criada deve-se sempre cumprimentar todas as mulheres em primeiro lugar, trazer algo valioso como um presente para lhes mostrar as suas boas intenções, saudá-los com um aperto de mão com as duas mãos ou com a mão esquerda, e assim por diante. Eles também têm que decidir quem é o presidente em sua cultura. Se possível, dê os dois grupos de algumas coisas para usar, por exemplo, chapéus, brinquedos, roupas e um tesouro!

As duas culturas vão enviar alguns embaixadores (cerca de 1/3 de cada cultura) para a cultura do outro e tentar descobrir como funciona a outra cultura e, claro, como eles se cumprimentam. Os participantes tentam descobrir as regras culturais, estratégia, pelo trabalho de suposição e observação.

Se eles seguirem as regras da cultura do outro eles se reunirão o presidente e receberão o tesouro. Caso contrário serão enviados de volta para casa sem o tesouro. Neste caso, ao voltar à sua cultura, eles vão discutir sobre o encontro e as decisões certas e erradas que fizeram. Então eles terão algum tempo para discutir o que fazer e mandar os embaixadores para visitar outra cultura novamente.

O jogo termina quando os embaixadores das duas culturas são apresentados ao presidente e recebem o tesouro. Em seguida, ambos os grupos se reúnem novamente.

Cada grupo explica quais as regras que acreditam ser da outra cultura do tentam explicar seu significado, sendo corrigido ou confirmado posteriormente pelo outro grupo.

Refletir em conjunto
 Como ele não se sente sabendo as regras quando vão a uma cultura diferente?

 Como se sente quando alguém de outra cultura não segue as regras da sua cultura?