quarta-feira, 30 de março de 2016

As leis do lobinho


As leis do lobinho




Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

1. O Lobinho ouve sempre os velhos lobos.
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell

2. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell

3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell 

4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
"O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz." Baden-Powell

5. O Lobinho diz sempre a verdade.
"O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher." Baden-Powell


Ramo Lobinho

Ramo Lobinho


Lobinho é o ramo dos Escotismo para as crianças de 6 a 10 anos de idade de ambos os sexos. As idades podem variar dependendo do amadurecimento da criança e sua fase de desenvolvimento. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes podem ser  de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pela Akelá, através de merecimento. Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, se despedindo da Alcatéia.


Objetivo

O ramo lobinho tem como objetivo o desenvolvimento físico, intelectual, caráter, afetivo, social, espiritual e a convivência com a natureza, aprendendo a preservá-la.


lei dos lobinhos

  1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
  2. O Lobinho pense sempre primeiro nos outros.
  3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
  4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
  5. O Lobinho diz sempre a verdade

Nossa promessa diz :

Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria
Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.
 
Nosso lema é:
Melhor Possível

segunda-feira, 21 de março de 2016

Jogo "passa bolinha"


Jogo "passa bolinha"


Programação do dia 02 de abrial de 2016



 

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL                                          
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA
          PROGRAMAÇÃO DE REUNIÃO NORMAL

Ramo Lobinho
Data: 02/04/2016
Ciclo: 01/2016
Reunião: Normal
Tema da Reunião (se houver): Como viver na Jangal
Objetivos da Reunião: Relembrar as leis dos Lobinhos. Conhecer a Historia dos Irmãos de Mogli e fortalecer os laços de amizade.
Conteúdo técnico : canções, brincadeiras escoteiras
Área de Desenvolvimento Enfocada:    F  ( X)       A  (   )       C  ( X)     E  (    )        I  (X )        S  (  )
Duração
Itens da Reunião
Responsável
Responsável
Material
0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
Akelá

Akelá

0:05

Quebra Gelo/jogo 1: “Passa Bolinha"

Raksha
Paulo
Copos, caneca, baldes e bola de tênis
0:20
Momento do chefe: Fazer cartazes da atividade “Lobo 100” e conversar sobre a Lei
Akela
Baloo
Papel para desenhar. A Lei impressa para mostrar aos lobinhos
0:15
Jogo 2: Jogo da velha com bambole
Raksha
Bagheera
9 bamboles
    0:10
Jogo 3: Corrida da Água
Raksha
Adrialdo


Canção: Boa Tarde como vai você! Baloo.
Kaa
Akela

0:05
Hidratação/ banheiro
Todos

0:20
Estoria de Irmãos de Mogli
Kaa

00:10
Jogo 4: Esconda o Lobinho
Rikki
Bagueera


0:15
Jogo 5: Jogo da Velha Humano
Raksha
Baloo

0:20
Jogo 6: Passando balão d’água



0:10
Momento do chefe 2: Ensinando os nós para os lobinhos:
Kaa,
Raksha e Áurea
Baloo, Bagheera, Adrialdo e Paulo
Corda e driça
0:10
Jogo 7: Corrida da Menssagem
Áurea
Akela

0:10
Chamada e conversa cada chefe com sua matilha
Kaa
Bagheera

0:20
IBOAGU (Inspeção, Bandeira, Orações, Avisos e Grande Uivo)
Akelá

Akelá








UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL                       
REGIÃO DE MATO GROSSO
2º GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA

    REUNIÃO NORMAL 02 de Abril de 2016

PROGRAMAÇÃO

QUEBRA-GELO/ JOGO 01: “Passa Bolinha"

______________________________________________________________________

Momento do chefe: Fazer cartazes da atividade “Lobo 100” e conversar sobre a Lei.
As leis são as seguintes: 1 - O lobinho ouve sempre os velhos lobos. 2 - O lobinho pensa primeiro nos outros. 3 - O lobinho abre os olhos e ouvidos. 4 - O lobinho é limpo e esta sempre alegre. 5 - O lobinho diz sempre a verdade.


Jogo 2: Jogo da velha com bambolê. Brincadeira divertida e dinâmica que agradou em muito a gurizada, possibilita vivencias motoras diferenciadas e variadas, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico.
Não necessita de muito material para sua realização e existe a possibilidade de usar material diferenciado e mais simples como por exemplo desenhar o "Jogo da Velha" no chão com giz e usar apenas panos coloridos.


Jogo 3: Corrida da Água – Forma-se equipe com lobinhos enfileirados. O primeiro vai encher um copinho de café no balde e carregar cheio na cabeça. Os copinhos que chegarem cheios deverão ser guardados para posterior contagem. Cada Lobinho pode ficar com dois ou três copinhos.


Canção: Boa Tarde como vai você! Baloo

BOA TARDE!
Boa tarde como vai você.
Meu amigo como é bom te ver.
Palma, palma, mão, mão, mão.
Agora um abraço no coração.


Estoria de Irmãos de Mogli: CAPÍTULO I - Os Irmãos de Mowgli
Há muito tempo, na Índia, um enorme tigre percorria a selva em busca de alimento. Chegou à uma clareira onde se encontravam acampados um lenhador e sua família, e pensou no banquete que iria fazer com aquele homem que dormia, ou melhor ainda, aquele menino gordo, filho do lenhador, que ali se encontrava.
Apesar do tigre ser enorme e robusto, não era muito bravo e não estava disposto a enfrentar abertamente um homem armado.
Assim, ele deslizou em direção à fogueira, mas por não prestar atenção por onde andava, acabou machucando as patas, quando pisou nas brasas da fogueira. A dor o fez rugir e despertou a família acampada. O tigre, então, não teve outra saída senão escapar, furioso e mancando.
Também o lenhador e sua mulher ficaram apavorados e não repararam que o menino tinha resolvido andar pela noite, não imaginando o perigo.
Com o passo inseguro, foi subindo a colina e logo, sem saber como, entrou na cova de um enorme lobo, bravo, porém nobre e bondoso. Ao ver que o menino entrava sem medo na cova, e considerando que o tigre o queria devorar, o pai lobo pegou o menino e colocou entre seus lobinhos recém nascidos, que estavam brincando por perto da mãe loba, Raksha. Esta viu o pequeno filhote de homem juntar-se sem receio com seus lobinhos e ficou com ele.
Pouco tempo depois, Tabaqui, o chacal, procurou Shere-Khan e lhe disse: Senhor tigre, sei onde está o menino que tanto lhe dá apetite. Se o matares, podes me dar uma parte como prêmio, por lhe haver dito o esconderijo. Ele está naquela cova, abaixo da colina. O chacal é um animal nojento, que induz os outros animais a caçar e matar, contentando-se com as sobras que lhe deixam, por isso também era conhecido com lambe pratos.
Shere-Khan foi, em seguida, à entrada da cova, que era muito estreita, que só lhe permitia meter a cabeça na sua abertura. Tal circunstância fazia com que o lobo não o temesse, já que se encontrava dentro da cova.
O lobo advertiu o tigre que fosse buscar seu alimento em outro lugar, que ele não devia transgredir as leis da selva, que proíbe a um animal matar um ser humano, porque isto faz com que muitos homens se reúnam para capturar o assassino.
Shere-Khan rugiu com raiva e começou a lançar ameaças ao pai lobo. Raksha se uniu ao esposo para expulsar o tigre dali, pois ela havia se proposto a cuidar do menino, que um dia cresceria e teria condições de matar Shere-Khan.
O tigre se retirou e o menino permaneceu com os lobos e cresceu como membro da família.
Chamaram-lhe Mowgli, que significa “pequena rã”. Levaram-no à Roca do Conselho, onde se reuniam os lobos para apresentar seus filhotes para a Alcatéia. Na ocasião, o chefe da Alcatéia, o lobo Akelá, disse que, para que Mowgli fosse aceito, ele teria que ser recomendado por dois membros da floresta. De repente apareceu uma sombra: era um urso chamado Baloo, que se propôs a ensinar a Mowgli as leis da Jângal, as diferentes vozes dos animais e os diferentes tipos de comida.
Mais tarde apareceu a pantera negra, Bagheera, que ofereceu um touro gordo pela vida de Mowgli; esta ensinou-lhe a caçar, pescar e os truques da imensa Jângal. 
Mowgli, como pequeno lobo, tinha muito que aprender.


Jogo 4 – Esconda um lobinho – Parecido com "brincar de se esconder", porém não é individual. Uma matilha procura um lugar na sede para esconder um de seus lobinhos. Depois de escondido uma outra matilha tem que achá-lo, mas a matilha que escondeu tentará distraí-los ou levá-los para outro lugar. A atividade poderá ter tempo determinado, para todos brincarem. Pode-se definir se o lobinho escondido poderá ou não sair do esconderijo.
Fundo de cena: Devemos ser atentos como Rikki e rápidos como Bagueera!


Jogo 5: Jogo da Velha Humano – MATERIAIS: Pode-se usar para criar o campo do jogo da velha, arcos (bambolês), giz para desenhar no chão, cordas e etc. Duas bolas, uma para cada equipe. Pode também usar coletes para identificar as equipes.
DESENVOLVIMENTO: Dividir a turma em duas equipes em um círculo e entregar uma bola para cada equipe. O professor dirá um número, Ex: 5, os alunos deverão entre eles passar a bola e realizar uma contagem até 5, o aluno que pegar a bola no número 5 sairá correndo e tomará uma posição no jogo da velha. Soma-se um ponto a equipe que fechar o jogo primeiro.
OBSERVAÇÃO: Quando o participante tomar uma posição no jogo da velha, ele não poderá mais trocar de lugar.
VARIAÇÕES: Alunos em pé no círculo, sentados, de costas um para o outro, em colunas, etc ...


Jogo 6: Passando a Balão com água. – Material: balão com água (ou bola pequenas pode ser até de papel). Este jogo é bem simples e vai testar a habilidades dos lobinhos. Consiste em formar duas ou mais matilhas em fila e o Primo passa a bola para quem está atrás até chegar no Segundo e volta para o Primo, movendo somente os braços, numa sequência que o chefe vai fixar: só com a mão direita --> só com a mão esquerda --> por cima da cabeça --> pelo meio das pernas --> com a a mão direita mas pelo lado esquerdo --> com a mão esquerda mas pelo lado direito --> e assim por diante ... Depois ganha a matilha que estiver mais balões.
Uma variação bem divertida é deixar um copo de água próximo a cada primo e a matilha que conseguir terminar primeiro pode jogar a água na outra matilha. Neste caso as "equipes deverão estar bem equilibradas.
Fundo de cena: Quando uma matilha está caçando, é muito importante que todos se entendam e façam as coisas de forma coordenada.




Momento do chefe 2: Ensinando os nós para os lobinhos:


Nó Direito: Para emendar ataduras e emendar cabos com o mesmo diâmetro.

Escota: Para emendar cabos de diâmetros igual ou desigual, ou para prender o cabo numa argola.

Nó de Correr: Feito com uma alça para apertar sempre que puxar

Nó Direito Alceado: É o nó que quando precisa ser solto, e é feito deixando-se uma alça em um dos chicotes bastando, então puxar uma das extremidades para que ele se disfaça.




Volta da Fiel: Para amarrar o cabo à vara de madeira nos trabalhos de Pioneiria.

Nó de Escota Alceado
Mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. é muito utilizado para prender bandeiras na adriça.







Jogo 7: Corrida da Menssagem – Material: Três envelopes preparados (envelopes colorido, 3 balões, balas). Esta brincadeira consiste em levar uma carta o mais rápido possível, sendo que cada uma será transportada de forma diferente e uma estará dentro da outra sendo que a última terá um pacote de balas para os lobinhos.
Serão quatro "bases" e cada uma irá abrir uma carta: a primeira carta deverá ser levada até Baguera pelo Mowgli, mas ele está com o pé machucado e terá que ir pulando em um pé só; Bagueera abre o envelope e deverá entregar o outro para Baloo, mas Bagueera deverá andar com as quatro patas; Baloo não é muito chegado a correr, por isso ele vai andando até o banheiro e enche um balão de água, que deverá ser entregue junto com o envelope para dois lobinhos; um destes lobinhos está machucado e deverá ser carregado pelo o outro, eles vão abrir o envelope, correr para a entrada da sede, reunir toda a matilha para procurar o Akelá, que estará escondido em algum lugar; o Akelá abre o último envelope e entrega o pacote de balas para a matilha.
As bases deverão estar relativamente distantes e as "tarefas" deverão ser lidas e interpretadas pelos lobinhos, tomando sempre o cuidado de não abrir dois envelopes juntos. Antes do início da brincadeira um dos chefes deverá procurar um lugar para se esconder e ir para lá perto do final da brincadeira.
Presume-se que cada matilha terá 5 crianças, ou seja, poderá ter no máximo 15 crianças em 3 equipes.
Fundo de cena: Certa vez a Jângal seria invadida pelos cães vermelhos, mas antes deles chegarem, Akela e sua alcateia já sabiam que eles estavam chegando. A informação foi trazida por vários personagens: Grou, Bagueera, Bandarlog, etc logo toda a Jângal estava sabendo.